Olá todos!
Esse é o primeiro editorial feito pelos alunos da UECE no Codeforces. Esse contest foi criado como um treino do grupo de estudos da maratona. A seleção das questões do UVa, organização do contest foi feita com muito empenho pelo alissonrgs. Obrigado especial aos que ajudaram a fazer este editorial: wjoao, Lamartine e novamente ao alissonrgs.
Por favor, leiam as questões, tentem fazer, se não conseguirem leiam o editorial. Em último caso vejam o código.
Burguer Time?
Pré-requisitos: Nenhum
O problema é facilmente resolvido se pensarmos que se houver um restaurante e uma farmácia no mesmo local (se houver um caractere 'Z' na string) a distância mínima já vai ser 0. Se não houver, basta iterar por toda a string guardando a posição da última aparição de 'R' e 'D'. Quando uma nova posição aparecer, verificar se a distância entre os 2 atuais é menor do que a anteriormente calculada.
Complexidade : O(n)
*n sendo o valor de L na questão.
Autor : Filipe Herculano Rocha
Anagram
Pré-requisitos: next_permutation
Para resolver essa questão vou usar dois métodos da biblioteca padrão: sort() e next_permutation(). O sort vai fazer a primeira string e o next_permutation vai gerar a próxima permutação da string inicial, na ordem lexicográfica. O problema é que a questão quer em ordem alfabética, então “Ba” virá antes de “aB”, dando resposta errada. Meu truque foi fazer um vetor com valores relativos aos caracteres, de modo que a string AaBbCc… vire o vetor {0,1,2,3,4,5...}. Daí, uso sort e next_permutation nesse vetor. Na hora de imprimir, verifico se o valor é par. Se for, então é maiúsculo. Senão, minúsculo.
Complexidade : O(n!)
*n sendo o tamanho da string.
Autor : Lamartine Cabral
Euclid Problem
Pré-requisito: Algoritmo de Euclides extendido
Esse problema é a aplicação prática do algoritmo de Euclides extendido.
Complexidade : O(log n)
Autor: Filipe Herculano Rocha
Laser Sculpture
Pré-requisitos: Nenhum
Com uma simples passada por todo o vetor com as alturas finais dos blocos, nós conseguimos o resultado. Dado uma altura de um bloco i (0 <= i < C) em um vetor v, se o bloco for o primeiro, deve-se somar ao contador abs(A-v[i]) . Caso i não seja o primeiro, deve-se verificar se ele é menor que o bloco anterior e se for soma-se ao contador abs(v[i]-v[i-1]) . O motivo é que raios são comuns em alturas superiores à direita, porém não são comuns quando a altura é menor.
Complexidade : O(n)
*n sendo o valor de C na questão.
Autor : Filipe Herculano Rocha
Maximum Product
Pré-requisitos: Nenhum
Como o tamanho máximo do vetor é N = 18 (bem pequeno), uma solução possível era testar todos os conjuntos existentes. Com um loop para representar o tamanho do conjunto a ser testado (1 <= i <= N), bastava realizar mais dois loops com os valores do vetor, um de (0 <= j < N) e o outro com o tamanho do conjunto (j <= k < j + i), multiplicava os valores do conjunto e no final testava se o valor era maior.
Complexidade: O(N^3)
Autor: Alisson Soares
Where is the Marble?
Pré-requisitos: Ordenação, busca binária
Para achar a solução da questão, tinha que receber os N elementos, e ordená-los. Após isso receber Q consultas, cada uma delas, tinha que retornar o índice do número e se existir mais de um número igual, pegar o menor índice, no vetor ordenado. Para se ordenar um vetor, pode-se usar a função sort. Ex: int vetor[n]; sort(vetor, vetor+n); Para realizar a busca binária em um vetor ordenado, você pode usar o lower_bound do cpp: Ex: int *p = lower_bound(vetor, vetor+n, valor_buscado); Obs: Detalhe que o lower_bound retorna um ponteiro para a posição do vetor, onde está o elemento encontrato, e caso ele não exista, ele retorna para algum número menor que o número buscado, e o mais próximo dele. Logo ao fazer o lower_bound, é necessário verificar se o valor de *p é igual ao valor da busca. Se for igual é porque foi achado e é necessário achar o indice e para isso é necessário apenas fazer uma operação de ponteiros, diminuindo p por vetor( A posição atual do ponteiro no meio do vetor, menos a posição do ponteiro inicial do vetor ) e o resultado disso é o indice, baseado em 0. Caso não fosse igual, o elemento não teria sido achado.
Complexidade : O(n*log n + q*log n)
Autor : Filipe Herculano Rocha
Autor: João Vitor
Zeros and Ones
Pré-requisitos: Prefix Sum
Como a string tinha apenas 1s e 0s era possível aplicar a soma de prefixos, assim usando um vetor, bastava passar uma única vez por toda a string e ir somando o valor da posição da string com a posição anterior do vetor ( sum[ i ] = str[ i ] + sum[ i-1 ] ). Feito isso as consultas ficam O(1), pois para uma consulta de i até j com j > i, basta calcular ( sum[ j ]-sum[ i ] + s[ i ] ), se for igual a diferença dos índices ( j — i + 1 ) é porque todos os valores na string são 1s, e caso for 0 é porque todos os valores na string são 0s.
Esse problema também era possível com força bruta, a cada consulta bastava fazer um ‘for’ verificando se uma posição no vetor era diferente da anterior, caso fosse é porque a sequência não é de mesmos dígitos, caso contrário sim.
Complexidade: O(n+q)
*n sendo o tamanho da string e q sendo a quantidade de queries
Autor: Alisson Soares
Pontentiometers
Pré-requisitos: Bit — Fenwick Tree
Utilização básica da bit. Usa-se o operador de Update em um ponto. e de Query para saber o resultado da soma entre intervalos.
Complexidade: O(n*logn + q*logn)
*q sendo a quantidade de queries na BIT.
Autor: João vitor