Em 15 de abril de 2024, Jota, Rian e eu criamos nosso primeiro time de programação competitiva: o Programação Funcional e Beijo na Boca. A ideia de formar um time já existia desde o semestre passado, quando ingressamos no curso de Ciência da Computação na UDESC e começamos a participar da Brute Class, aulas de programação competitiva para calouros (acho que nenhum de nós nunca tinha nem ouvido falar de programação competitiva antes disso, mas só posso afirmar por mim), porém ainda não havia tomado forma.
No dia seguinte, tivemos nossa primeira prova: Maratonando — day 3. Conseguimos resolver 4 das 7 questões durante as, pouco menos de, duas horas de prova. Isso nos rendeu a quinta posição no geral e a primeira colocação entre os calouros.
Acho que podíamos ainda ter resolvido as questões F (que era até mais fácil do que outras que fizemos) e D (que o Jota, corretamente, identificou como sendo uma busca binária), mas não deu tempo D: O tempo que faltou para fazer a F foi perdido com a C: chegamos na solução dela rapidamente, mas criamos um array com tamanho errado e levamos – o que pareceram – séculos para encontrar o problema.
Fiquei muito feliz com o nosso resultado. Eu não conseguia parar de sorrir ao fim do contest. Eu já havia participado, sozinho, de outras provas parecidas nas semanas anteriores (Maratonando day 1 e day 2), mas estar com amigos é completamente diferente, é muito melhor. A felicidade só é real quando é compartilhada.
Agradeço muito a todos do Brute aos meus amigos jota_zacheo e Rian2601. Esse é só o começo!
(Primeira fanart que recebemos: Jota fazendo a parte da programação funcional, Rian e eu fazendo a parte do beijo na boca)